terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Escolhendo um seguro-saúde antes de viajar para a França

O seguro-saúde é um item importante para quem quer morar no exterior. Antes de viajar, é importante verificar quais são as normas vigentes no país que você pretende entrar.

Na França, um seguro-saúde de pelo menos 30.000 euros é obrigatório. Cabe salientar que os trabalhadores franceses possuem um sistema parecido com o INSS (mas um pouco melhor), chamado de "couverture social", que cobre boa parte dos seus custos médicos e a responsabilidade civil. No entanto, é possível também fazer seguros-saúde complementares, que cobrem boa parte do que o sistema básico não cobre.

Para que um estrangeiro possa ter benefícios similares, deve fazer um seguro que garanta custos médicos similares e a responsabilidade civil. Este é obrigatório (e sai em torno de 900 euros por ano), já o seguro complementar não é.

Segundo informações de pessoas que já foram ou que ainda estão na França, você pode providenciar este seguro assim que chegar na França. No entanto, normalmente a universidade ou instituição não permitem que você se matricule ou possa trabalhar com eles sem ter este seguro. Por este motivo, para adiantar as coisas, optei por fazer um seguro antes de sair. Identifiquei diversas empresas que fazem este tipo de seguro.
Algumas empresas, universidades ou associações indicam determinados seguros. No caso das associações ou entidades, como o BACE, eles normalmente conseguem descontos, visto que encaminham uma boa quantidade de pessoas.

Escolhi o primeiro da lista acima, pois permitia fazer o cadastro e pagamento on-line, com antecedência, e também oferece seguro de repatriamento, em caso de acidentes mais graves. No entanto, eles não possuem seguros-saúde complementares. As outras empresas oferecem.

Com isso, já passei o certificado para a pessoa encarregada de minha papelada no instituto onde ficarei, e ela pode providenciar o meu cadastro, crachá, e-mail, etc.

Sugiro que você consulte também o site da APEB, pois há algumas dicas e pessoas que ajudam no fórum de discussão mantido por ela.

Nota: após chegar na França e conversar pessoalmente com o pessoal do BACE, descobri que o seguro que eles indicam é mais barato (pois levam em conta a idade da pessoa) e mais completo! Portanto, verifique com eles antes de partir...

Dica que me deram: faça um seguro de 3 meses e, quando chegar aqui procure outro melhor ou tente conseguir o do governo - securité social).

Um comentário:

Luiz Mariano Carvalho disse...

Leandro,
muito obrigado pela sua dica. Aproveito para informar e complementar seu levantamento, que o seguro da ACS é bem mais barato para quem tem mais idade, como é o meu caso, pois abaixo de 60 anos eles mantêm o preço, já a AXA aumenta muito com o aumento da idade.